// O corpo do texto deve ficar no lugar deste comentário. //
Tutorial – Como instalar e rodar jogos no PS2 via USB | HardLevel

Olá amigos, blz?

Estou refazendo um tutorial que tem recorde de visualizações no meu canal do Youtube, acontece que no mês passado o próprio Youtube acabou removendo o vídeo do canal após passar 300.000 views por ter alguns problemas com TAGS. Enfim existem males que vêm para o bem, foi o momento ideal de refazer o tutorial incorporando mais informações e já respondendo diversas dúvidas da galera no vídeo anterior, fazendo assim um vídeo muito mais completo.

Esse post tem a finalidade de complementar ainda mais o vídeo e trazer os links dos programas utilizados.

Segue o vídeo, veja atentamente o vídeo por inteiro, após isso leia este tópico, aí sim, caso haja qualquer dúvida, deixe seu comentário (preferencialmente no Youtube) que responderei na medida do possível.

Lembrando que o método funciona em QUALQUER PS2, desbloqueado ou não, e com qualquer desbloqueio, o que muda em cada modelo ou desbloqueio é a forma que você irá rodar o Open PS2 Loader, que é o programa responsável por administrar e rodar os jogos instalados no HD, seja ele interno (apenas PS2 fat) ou externo via USB (qualquer PS2), nesse tutorial iremos abordar apenas o externo rodando via USB, lembrando que o método serve tanto apra HDs externos quanto para pendrives.

Compatibilidades

É importante lembrar que a USB do PS2 é 1.0, ou seja, tem velocidade bem reduzida além de que a compatibilidade com alguns dispositivos pode ser comprometida, caso seu hd ou pendrive não funcione, esse pode ser o motivo.

Os dispositivos a serem conectados na USB do PS2 precisam ser compatíveis com USB 1.0, caso contrário não irão funcionar, existem cases de HD externo que não são compatíveis, já os pendrives normalmente funciona mais tranquilamente. Além de cases, existem HDs que também não irão funcionar, o ideal é sempre tentar com modelos diferentes caso não tenha sucesso.

Por fim, é obrigatório o uso de partição no formato FAT32, qualquer outro formato não irá funcionar, normalmente pendrives são facilmente formatáveis nesse formato, já os HDs acima de 40gb precisam de programas específicos para isso, iremos usar o Gui Format.

Modelos de PS2

Como tido anteriormente, funciona em qualquer PS2, mas cada modelo ou desbloqueio pode ter uma forma diferente de rodar o OPL, segue aqui uma breve lista de modelos e métodos, lembrando que o foco deste tutorial não é esse, portanto não irei tirar nenhuma dúvida sobre isso aqui, farei um outro vídeo sobre isso mais específico, porém no canal atualmente já tem vídeos que abordam tudo isso.

Gravando em disco o OPL é a forma mais fácil e compatível, porém você precisa de um PS2 de qualquer modelo desbloqueado e que esteja com o leitor funcionando, as formas abaixo são opcionais.

PS2 Fat – O OPL pode ser carregado via DEV1 (memory card) ou DEV2 (hd interno) com os chips Matrix Infinity, Thunder PRO II, DMS3 e DMS4

PS2 Slim – O OPL pode ser carregado apenas via DEV1 (memory card) com os chips Matrix Infinity, Thunder PRO II, DMS3 e DMS4.

PS2 Fat ou Slim com Thunder PRO II – Pode ser carregado via DEV3 (hd externo ou pendrive), é a forma mais fácil e rápida, porém apenas esse desbloqueio tem esse recurso.

Instalando os jogos

Como explicado no vídeo, existem duas formas de instalar os jogos, uma é bem fácil, basta mover os arquivos com os nomes em uma forma específica, e outra é usar o programa para PC chamado USBUtil, esse segundo serve especialmente para jogos que tiverem a ISO maior que 4gb, isso por limitação da partição FAT32.

Para o método de apenas mover as ISOS que forem menores que 4gb, é preciso antes abrir a ISO de alguma forma para verificar o nome do executável do jogo, para abrir pode ser usado o Winrar ou programas de edição de ISO como UltraISO ou Magic ISO, além disso você pode “montar” as ISOs em um drive virtual como o Daemon Tools ou similares.

Após abrir a ISO, é preciso localizar um arquivo com o nome parecido com SLUS_123.45, sendo 4 letras que podem variar, seguidas por um underline, três números, depois um ponto e mais dois números. Copia-se esse nome, depois disso renomeia a ISO com esse nome do executável no começo, seguido por um ponto, o nome do jogo e finalizando com mais um ponto e a extensão da ISO em minúsculo, por exemplo:

SLUS_123.45.Capcom vs SNK 2.iso

Após isso basta criar duas pastas no HD, uma chamada CD e outra DVD, ambas em maiúsculo, e mover a ISO para sua pasta dependendo do caso: ISO menor que 700mb vai para a pasta CD, ISO maior que 700mb vai para DVD. Ambas as pastas devem estar na raiz do HD ou pendrive, ou sejam não podem estar dentro de outra pasta.

Para ISOs maiores que 4gb, vai ser necessário usar o USBUtil como explicado no vídeo, é só abrir o programa, ir no menu em “Crear juego desde ISO”, selecionar a ISO e o HD de destino, lembrando que deve ser na raiz e não dentro de outra pasta.

Para adicionar mais jogos no USBUtil, basta ir no menu e abrir o ul.cfg, depois repetir o passo de adicionar jogos.

Rodando os jogos

Após instalar, é hora de rodar os jogos, ligue o console com o OPL e o HD já conectado, vá em settings e mude o modo de carregamento USB para AUTO, depois mude o menu default para USB Games, de um OK, salve a configuração e aperte círculo, se tiver instalado corretamente e o HD for compatível os jogos irão aparecer.

Compatibilidade

A compatibilidade via USB não é 100% e é lenta, ou seja, nem todos os jogos vão rodar e alguns vão rodar com músicas e animações dando travadinhas, é normal isso e não há o que fazer!

Para a compatibilidade, existem algumas opções que podem ser ativadas que podem fazer os jogos funcionarem, para saber qual modo usar, procure no google por listas de compatibilidade e veja se há algum modo que possa ser usado.

Como dito antes, alguns HDs e cases podem não ser aceitos, lembre-se sempre de usar o cabo USB em forma de Y, ou seja, aquele cabo que sai do HD externo tem dois conectores USB, ligue os dois no PS2, isso mandará mais energia para o HD, ele pode funcionar mais rápido e melhor dessa forma.

Caso seu HD não mostre os jogos, ele pode ser incompatível, tente usar outro HD ou outro Case.

Possíveis erros

Conforme você for instalando e apagando jogos, o HD irá ficar fragmentado e o OPL pode não rodar alguns jogos dando uma mensagem de erro, para corrigir isso é necessário desfragmentar o disco, use programas como o Defragger ou Power Defragmenter.

Downloads

Para baixar o OPL,viste o forum do psx-scene aqui!

GuiFormat: http://www.ridgecrop.demon.co.uk/guiformat.htm

USBUtil 2.2

Por fim, NÃO me peçam links de onde baixar os jogos! PROCUREM NO GOOGLE!

Related Post

Author Venão
Published
Categories PS2 Tutoriais
Views 29692
  • jonathan santos

    O pen drive rodará o jogo somente inserindo os jogos sem antes formatá-lo?

Relacionado

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons