untitled-1

Fala galera, esses dias atrás, meu PS3 quebrou, daí acabei tirando o antigo PS2 do baú e fui relembrar alguns jogos das antigas.

Porém como o leitor de DVD dele não funciona há algum tempo, tive que procurar um HD IDE para ligar no Network Adapter e instalar alguns jogos que ainda tinha em disco, processo um pouco mais trabalhoso do que ligar, colocar o disco e jogar, mas era o que dava pra fazer se eu quisesse jogar.

Após instalar os jogos, fui procurar o programa (homebrew) necessário para rodar os jogos no PS2, até então eu só conhecia o HDLOADER, mas tive a grata surpresa de encontrar um programa mais novo com mais recursos e uma compatibilidade bem maior que o HDL, que não roda 100% dos jogos.

Estou falando do Open PS2 Loader (OPL), que sendo um programa só, consegue rodar jogos através de HDs conectados pelo Network Adapter, via USB e até mesmo via rede, antes para rodar via USB usávamos o USB Advanced, e o OPL torna tudo muito mais simples, inclusive melhorando também a compatibilidade e a velocidade de leitura.

Mas além de compatibilidade e velocidade o que mais esse programa tem? Bom ele tem diversas opções de configuração extras, permite rodar os jogos em formato widescreen ou normal, além de oferecer mais modos de compatibilidade caso um jogo não rode com as configurações padrões, mas o mais legal de tudo, é a possibilidade de criar um Memory Card virtual no HD, dispensando assim o velho Memory Card de 8mb.

Instalando os jogos e preparando o pendrive

No vídeo abaixo, eu faço todo o esquema, primeiro eu preparo o HD, ligo ele no pc via USB com um adaptador, formato pelo Winhiip para que ele fique no formato certo, depois instalo as ISOs. Lembrando que se você usa Windows Vista, 7 ou 8, é preciso rodar o programa como administrador.

Ainda no PC, pego um pendrive e coloco o ELF do jogo, que é o executável, é como se fosse um arquivo EXE no PC, crio um pasta chamada boot e coloco o executável do uLaunchelf e do OPL como bootl.elf e boot1.elf respectivamente. Usarei o pendrive porque meu PS2 tem um modchip chamado Thunder Pro II, que permite que rode os programas direto pela porta USB, nem todos os modchips fazem isso, então o mais certo seria você gravar o uLaunchelf em um cd, é bem fácil de achar a ISO pronta na internet.

Instalando executável do OPL para HD do PS2

Após isso, dentro do uLaunchelf, copio o ELF do OPL e coloco na pasta _boot do HD, e na raiz crio uma pasta chamada OPL, após isso, reinicio o PS2 segurando o SELECT (varia de cada modchip, no Thunder PRO II é assim) e altero o modo de boot para o HD e seleciono o nome do arquivo, no caso boot.elf, pronto, sempre que ligar meu PS2 ele irá carregar o OPL que está direto no HD.

Apenas explicando melhor o processo de boot, quando carregamos algo direto da USB chamamos o processo de DEV3, direto do HD é DEV2 e direto do Memory Card é DEV1, nesse casso carreguei o uLaunchelf pelo modo DEV3 e copiei o OPL para o HD para ser iniciado pelo DEV2, tive que fazer esse procedimento porque como disse, meu PS2 não roda mais discos.

Agora só jogar

E pronto, ao reiniciar o PS2 ele abre o OPL, podemos configurar qual é a tela inicial que irá aparecer primeiro, no caso, configure para aparecer a lista de jogos o HD, volte e salve, pronto, agora é só jogar.

Podemos ainda na lista de jogos, apertar Triangulo e alterar algumas configurações, nessa tela também podemos criar os Memory Cards virtuais, caso não tenha nenhum Memory Card Físico ou esteja sem espaço, essa funcionalidade é extremamente útil.

Vídeo mostrando todo o procedimento:

Categories: PS2, Tutoriais

Written by Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer.

Sponsors

?>