Primeiras impressões sobre o Move

Semana passada finalmente chegou meu Move, ainda é bem difícil de se encontrar aqui no Brasil, pra falar a verdade, ainda não vi em nenhuma loja nos principais shoppings e lojas especializadas em games aqui em SP, sem contar que os sites que estão vendendo, cobram um valor absurdo se comparado com o que podemos encontrar fora do país.

Comprei o meu pelo ebay, paguei cerca de 45 euros, levou 3 semanas para chegar, comprei na versão Starter, acompanha um controle Move, a Eye Cam e um disco de demonstrações com alguns jogos como Echodrome 2, Sports Champions, Tiger Woods 2011 entre outros.

Vou analisar aqui, alguns detalhes do pacote, incluindo todos os itens, câmera, controle e disco de demos, abordando pontos que gostei e que não gostei, pontos positivos e negativos.

O controle

Bom, o controle tem um formato talvez um pouco melhor que do Wii  (comparações são inevitáveis, sinto muito fanboys…), mais fácil de segurar e todos os botões ficam acessíveis ao dedão da mão que estiver segurando, nele temos um botão maior chamado botão Move, além dos quatro botões principais de todos os controles de playstation, o botão Home logo abaixo um pouco afundado, para que não ocorra acidentes e os jogadores acabem chamando a XMB sem querer, nas laterais temos o Start e o Select, estes, também são um pouco afundados, imagino eu que seja pela mesma razão. Outro botão inédito, é o T, que fica atrás do controle, imagino que a letra seja de Trigger, traduzindo, gatilho.


Esse T é utilizado em alguns jogos como botão de ação, obviamente, em jogos de tiro, é ele que dispara a arma, e seu formato e localização, permitem o uso facilitado por acessórios diversos, como uma arma, em que você simplesmente encaixa o move.  O botão Move, serve como um clique de mouse, normalmente será usado para acessar opções de menus nos jogos.
Outra função para o botão, por exemplo, é ativar o uso do controle de movimento, por exemplo, quando estiver na XMB, pode navegar pelo menu utilizando o controle, apontando para as direções, mas para evitar que você passe raiva com qualquer mexidinha no controle, é precisa apertar o gatilho T para apontar o controle e navegar no menu, mas vai por mim, para esta função, continue usando o dualshock 3.

Para acompanhar o controle, existe o Move Navigation, é bem parecido com o controle adicional do Wii, o Nunchuck, porém, é totalmente sem fio, possui os botões Home, X e O, além do direcional digital e analógico, pode acontecer de enquanto estiver usando o analógico, esbarar em algum comendo do direcional digital, devido ao posicionamento que na minha opinião, é falho, um em cima do outro. Quem não estiver a fim de desenbolsar 30 dólares nesse controle, ou absurdos R$150, pode continuar usando o dualshock, porém não será nada cômodo usá-lo com uma mão só.

Funcionamento

O Move depende da câmera do PS3, Eye Cam para funcionar, com ela, o controle ganha mais precisão e também função de profundidade, é algo um pouco complexo de explicar, mas pode ser notado com o disco de demonstração no Sport Champions, no jogo de aremesso de disco, o tutorial instrui a trazer o controle próximo ao corpo, como se fosse pegar impulso, e ao fazer o movimento de arremessar, ele atribuirá a força, ou seja, ele irá perceber que a distância do controle para a câmera foi aumentada quando se trouxe próximo ao corpo, algo que o Wiimote não faz. O tempo de resposta também é melhor e ele utiliza os mesmos 6 eixos do Sixaxis.
Uma coisa legal do uso com a câmera é que ela é capaz de reconhecer a esfera de silicone que fica na ponta do controle, essa esfera, muda de cor de acordo com a ação do jogo, são inúmeras possibilidades, ao ser reconhecida e ter a imagem capturada pela cãmera, o jogo pode transformar esta esfera em qualquer outro objeto, por exemplo, em um dos demos, com vários minigames simples, a imagem capturada na tela, troca a esfera por uma mão, daquelas utilizadas por torcidas em jogos de baseball. Imagine as possibilidades, sabres de luz, espadas, escudos, tudo reproduzido na imagem da tela.

Pacotes

O move está sendo vendido em diversos pacotes, a Sony realmente está empenhada em fazer com que o novo controle tenha sucesso, tanto que atrasou o lançamento em alguns meses para que se tivesse uma boa quantidade de títulos no lançamento, de fato conseguiu, porém alguns de qualidade duvidosa bem simples, e alguns jogos já lançados, receberam suporte, caso de Heavy Rain e Resident Evil 5 Gold Edition.
É possível encontrar o controle em avulso, ou num pacote Move + Eye Cam, outro igual mas com o Navigation, outro com com Move, Eye e Sport Champions, outro chamado de Starter, com um disco de demonstrações (meu caso) e um mais completo, com o controle, câmera, jogo completo e o console. Como dito, ainda no Brasil é um pouco difícil de se achar, a previsão de lançamento oficial, é para o final do ano antes das festas, lembrando que o PS3 já foi lançado oficialmente aqui.

Logo logo farei uma análise de um jogo com ele, pra ter uma idéia melhor do seu funcionamento, resposta, precisão e principalmente o quanto irá mudar a forma de jogar no PS3 e o quanto divertido é.

Related Post

Tutorial – Converta Saves de PS2 para usar n... https://www.youtube.com/watch?v=gDdH4WCVWx4No vídeo acima veja como converter saves de games de PS2 para o formato de PS3 e usar nos games com sel...
Fim do mistério, Playstation Allstars Battle Royal... Essa semana rolou na internerd um boato de que a Sony estaria fazendo um jogo tipo Smash Bros com seus personagens. O boato se confirmou hoje, dia 27 ...
Sony adverte sobre exposição prolongada ao 3D A Sony fez um alerta sobre a exposição prolongada ao 3D, e até modificiou o termo de serviço no PS3, recomendando intervalos durante a jogatina para ...
Sony compra o Gaikai Não é exatamente uma novidade, tanto que esse boato já rolava um pouco antes de começar a E3 em junho e poderia ser um dos anuncios da conferência, al...

Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer.