Gran Turismo 5 finalmente chegou, e aí?

Após vários adiamentos 3 longos 6 anos de desenvolvimento, ele chegou, prometendo ser a máxima em realismo automobilístico.

De fato, pode ate ser, mais de 1000 carros, alguma simulação de danos, causou filas em diversos lugares do mundo. Mas, será que ficou tão perfeito assim?

Não sei, não joguei ainda, e com a quantidade de jogos que peguei nos últimos meses acho que vai demorar um pouco. Mas venho por meio deste post, apenas mostrar um pouco da repercussão gerada.

O jogo realmente pega pesado no realismo, tanto que recebeu duras críticas dos desenvolvedores do novo F1 (Codemasters) e Need For Speed Shift 2 (EA Games), segundo eles, GT5 preza tanto pelo realismo que pode aborrecer seus jogadores não proporcionando a devida diversão e emoção que seus jogos.

Um exemplo do realismo do jogo, um vídeo de uma corrida com o antiguinho Fiat 500, que consegue ter 13 cavalos de potência, veja a dificuldade do pequeno carango na subida:

Além disso, alguns jogadores reclamaram de lag nas partidas, até ai tudo bem, de certa forma, nenhum jogo está 100% livre desse problema, ainda mais quando um jogo é lançando e seus servidores podem ficar carregados, em partidas online, certo? Errado! Estranhamento, o lag tem sido apresentado no modo offline, e segundo a Sony, está de certa forma relacionado ao modo online, ai sim devido ao congestionamento dos servidores, estranho e difícil de entender, devemos tirar o cabo de rede pra jogar então?

Um patch de correção deve estar em desenvolvimento para ser liberado o mais rápido possível, e por falar em patch, quem comprou o jogo, deve instalar um patch de cerca de 130 mb para que o modo online seja liberado, talvez por segurança, antipirataria ou algo para evitar que alguém que tivesse conseguido uma cópia antes da hora pudesse jogar online.

Outra queixa é relacionada ao sistema de danos do jogo, não funciona de forma tão realista ou simplesmente não funciona, algo que de certa forma é característico da série, porém a promessa era de ser implementado nesse jogo, talvez decidir colocar mais de 1000 carros em um jogo não tenha sido uma decisão sábia, pois se esse sistema de danos fosse implantada para todos os carros, 6 anos ainda seriam pouco para desenvolvimento, com isso, temos alguns carros que mostram danos nas batidas, e a promessa é de que mais carros mostrem com atualizações.

Apesar destes porens, é um grande jogo, extremamente realista (tirando os danos) e pode sim ser considerado um simulador supremo, foi bem avaliado pela crítica especializada  levando notas entre 8 e 10. Infelizmente, inacessível para nós brasileiros, será lançado no dia 7 de dezembro por amargos R$199.

Confira um dos trailers de lançamento:

Related Post

Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer.

  • MayogaX

    Gostei de ver! Tá escrevendo posts mais dedicados ^^
    Ah, se eu souber que você comprou vou ficar preocupada… em que horas vc vai jogar (deve ter uma pilha de jogo novo na sua casa esperando para ser estreado)

  • tenho pior q tenho comprei jogo demais tanto de ps3 quanto de pc… ontem eu comprei kane & lynch 2 pra pc no steam por 5 doletas, vou jogar esse final de semana, esse pelo menos é coop, passa mais rápido, de ps3 tenho o uncharted 2 e ontem chegou meu resident evil 5 pra jogar com o move, logo escrevo análises…

  • O bom é que com patches dá pra corrigir isso tudo.