// O corpo do texto deve ficar no lugar deste comentário. //
Eu não sei qual é a do Anel e a varinha… | HardLevel

Eu sou muito fã de alguns caras da internet, muito mesmo. Acho os caras inteligentes, engradados, informados e de opiniões sempre fortes e interessantes. Mas, em geral, eles têm um habito que realmente me deixa maluco: dizer que Harry Potter é uma copia mal feita de O Senhor dos Anéis. Veja bem, já vou deixando bem claro que não estou aqui para discutir se um é melhor que o outro, mas como leitor ávido de literatura fantástica e infanto-juvenil eu acho que dizer isso é, pra não ser muito duro, uma senhora ignorância e falta de respeito tanto para com a obra como para com os fãs dela.
Eu realmente considero O Senhor dos Anéis a maior obra literária em que já pus as mãos. Inegavelmente chata e cansativa de se ler, mas ainda assim a melhor. Tenha em mente que, quando me refiro ao O Senhor dos Anéis, estou pensando na trilogia, mas considerando também O Silmarilion e O Hobbit, pois todos fazem parta da história de um mesmo mundo.
Eu queria entender e, se possível, ouvir argumentos plausíveis para essa teoria. O que, exatamente, em Harry Potter o torna uma copia mal feita de O Senhor dos Anéis? E não me venha com o papinho de que o Dumbleodore é uma copia descarada do Gandalf, porque essa simplesmente não cola. TODO MUNDO que já leu um livro de fantasia sabe que esse é simplesmente o estereotipo do mago sábio, vide Saruman, no próprio SdA. E se formos persistir no assunto copias eu coloco na mesa que, nesse caso, o próprio Gandalf é uma copia descarada de Merlin.
Aí nego parte pra outras comparações, cada vez mais fracas, tentando provar seu ponto. Vamos ver algumas:
Mas a idéia da varinha que brilha é uma copia da Ferroada, que também brilha!
Qualquer pessoa que use esse argumento nunca leu ou Harry Potter ou O Senhor dos Anéis. Talvez não tenha lido nenhum, somente assistido aos filmes sem prestar muita atenção.
Quem aí consegue relacionar uma espada élfica magica que emite um brilho fraco quando existem orcs mas proximidades com uma varinha de madeira, que ajuda os bruxos a usarem magia e que não possui relação alguma com elfos OU orcs?
Mas e o brilho?!
Ok. A Ferroada brilha na presença de orcs porque foi forjada por elfos e tinha como objetivo alerta-los, devido aos histórico de inimizade entre as duas raças. Já as varinhas de HP brilham devido a utilização de um feitiço que não possui relação alguma com orcs e cuja única finalidade é iluminar.
Ah, mas também tem os dementadores! Vai dizer que eles não são uma copia dos Nazgul?
O que são os Nazgul, exatamente? São reis humanos que for corrompidos pelo poder dos anéis dados a eles por Sauron. Falei besteira?
E os dementadores? São criaturas da natureza que se alimentam da felicidade das criaturas ao seu redor.
Tudo bem, a figura dos dois é BEEEEEEM parecida. Mas, convenhamos, é realmente tão difícil aceitar que na cabeça de duas pessoas diferentes a imagem de uma criatura má, podre e corrompida seja a de um vulto negro e indistinto?
E o Harry, mesma coisa que o Frodo!
Realmente. Ambos possuem uma história triste por trás da perda de seus pais, o que é bem incomum em personagens principais de historias fantásticas… O argumento já é furado em sua essência, mas vamos lá: a não ser que Sauron tenha matado os pais de Frodo para impedi que um dia ele viesse a destruir o Um Anel, eu não vejo outras semelhanças entre os dois que não a estatura e semelhança entre os atores que os interpretam. Alem disso, o Tio Bilbo era um cara pra lá de batuta com o Frodo, os Dursley, not so much…
E a cala da invisibilidade, pelo menos ela é uma copia da capa elfica!
Vamos começar pelo nome: capa da invisibilidade, implica que quem a usa fica invisível. Não me lembro de ser citado em momento algum que a capa elfica deixe alguém invisível, no máximo facilita a camuflagem. Alem disso, quem NUNCA viu ou ouviu o folclore do manto da invisibilidade?
Existem ainda muitos outros argumentos, alguns mais falhos, outros mais plausíveis, mas eu realmente ainda não ouvi nenhum que me convença que Harry Potter é uma copia. Existem, sim, muitas semelhanças entre os elementos da história, semelhanças que firam absorvidas do folclore europeu, as mesmas encontradas em centenas de outras obras, mas que não qualificam uma copia mal feita, apenas deixam bem claro ate onde estão dispostos a ir os fã boys para proteger a obra predileta.
Mais recentemente nós vemos um outro caso de haters gonna hate, onde todos estão contra a Saga Crepúsculo. Não que eu goste da serie, na verdade acho uma história bem água com açúcar, feita para satisfazer as ilusões amorosas de adolescentes que esperam pelo príncipe encantado, mas, ao contrário de quase todos que eu vejo criticando, eu limos quatro livros para chegar a essa conclusão.
Sempre que eu vejo alguém dizer que Crepúsculo é uma bosta, sempre vejo o argumento de que o Edward é bicha ou vampiros que brilham é muito gay. Argumentos que simplesmente agridem a obra, mas sem, necessariamente, apontar uma falha que diminua seu valor. Ninguém leva em consideração que a autora, ao dizer que os vampiros brilham na luz do Sol, ao invés de queimar, criou uma nova vertente na mitologia dos vampiros, fugindo das versões mais conhecidas e batidas. Sem contar que ela foi a primeira, em muito tempo, que me explicou os efeitos do Sol em seus vampiros e deu um motivo para que aquilo acontecesse, muitos autores se contentam com o fato de que todos sabem que os vampiros queimam na luz do Sol.
Se você quer odiar alguma coisa, sinta-se a vontade. Eu não sou ninguém pra te impedir. Mas não critique sem conhecer. Muitos, como eu, possuem a cabeça mais fechada, com uma mentalidade mais voltada para uma época que nós consideramos mais glamurosa, mas a geração atual, a nossa geração, possui um ideal estético e uma necessidade literária diferente. Você pode achar O Senhor dos Anéis incrível, ou achar chato. Talvez os dois. Um, não necessariamente, nega o outro. Harry Potter é uma serie para adolescentes, conheci muita gente que, como eu, literalmente cresceu com o Harry. Crepúsculo é uma série para garotas, com um príncipe encantando em sua armadura brilhante e um cavaleiro negro atraente e obscuro. Não quer dizer que elas sejam ruins, apenas que não são do seu gosto.
Vale lembrar que The Beatles já foi considerado por muitos uma bosta.

Foda-se que você não gosta de Beatles, @khaiofavero.

Original no meu a http://caiosreport.wordpress.com

Author phones
Published
Categories Livros
Views 84
  • Venom

    vc é meu fã então?

    ai q emoção, finalmente debutou no dj uhauhauha

    tem gente que critica só pra botar fogo no circo, isso sempre existiu e sempre vai existir assim como tem gente que estereotipa sem conhecer, principalmente pelo público alvo ser praticamente o mesmo das duas obras, o esquema é apertar o famoso SHIFT + F.

Relacionado

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons