Doom: A porta do Inferno

Bom, vou variar um pouco aqui no blog, vou começar a falar de filmes também. Por que? Bom, porque eu quero.

Nessa nova categoria vou abordar filmes legais que se identifique com o tema do blog ou adaptações de jogos e tal. Resolvi falar sobre isso aqui depois de ter visto recentemente vários filmes baseados em jogos pela TV a cabo.

A bola da vez foi Doom, que passou esses dias na TNT, já tinha visto esse filme quando saiu em 2005, mas na falta do que ver, acabei vendo denovo e resolvi falar sobre.

Adaptar jogos para o cinema nunca foi uma tarefa fácil, bom, na teoria deve ser, mas na prática, podemos ver no passado diversas abominações que nem merecem ser citadas aqui, fiasco após fiasco. Enredos bons nos jogos que acabam virando filmes horrendos e toscos nos cinemas. E até hoje não sei como produtores e diretores conseguem tamanha proeza e ainda tem a cara de pau de lançar coisas desse tipo.

Enfim, de certa forma, o filme de Doom foge um pouco dessa maldição, não é digno de um Oscar, mas também não é a pior coisa do mundo. Não é 100% fiel ao jogo, mas consegue passar a sensação de que o que estamos vendo é de fato Doom.

Baseado específicamente no terceiro jogo, onde uma base em um certo planeta laranja que eu não me lembro o nome e to com preguiça de pesquisar e que não é Marte, em uma base espacial, cientistas abrem um portal para o inferno, onde saem diversas criaturas e uma parada do mal cabulosa fode com a porra toda transformando todos na base em monstros, porém, además, todavia e pra variar, o personagem principal escapa ileso e sai combatendo os monstros sentando o aço.

No filme é mais ou menos a mesma coisa, mas aqui estamos em Marte, na mesma tal base, mas cientistas que deveria supostamente realizar descobertas e experiências arqueológicas, na verdade estão criando uma espécie de vírus e experimentando em presos condenados à morte, algo que obviamente não tem como dar certo ou ser uma boa coisa…

Algo sai errado (claro, sempre sai algo errado), e esses presos acabam virando criaturas horripilantes que saem atacando e matando tudo o que vêem pela frente. Acontece que todos os que são atacados com uma ferida no pescoço, (algo que não entendi) acabam se transformando primeiramente em uma espécie de zumbi, depois na mesmas criaturas.

Daí uma equipe de soldados é mandada pra lá para verificar o que está acontecendo, resgatar informações e acabar com a ameaça, só que eles não sabiam o que iriam encontrar lá, tanto que os soldados vão morrendo aos poucos atacados pelas criaturas e alguns acabam se transformando.

O enredo é raso, como de se esperar de uma adaptação, mas as cenas de ação são bem legais, pelo menos a maioria. Colocaram até uma cena que imita o jogo com câmera em primeira pessoa e tudo mais, com um dos soldados tentando encontrar a irmã que desapareceu enquanto ele estava inconsciente. É uma cena bem fiel ao jogo mostrando as criaturas aparecendo do nada e vindo ferozmente pra cima do soldado.

Mas tem tudo são flores, o filme algumas vezes é confuso e você se pergunta o porquê de certas coisas estarem acontecendo, como o fato dos monstros escolherem as vítimas mesmo que sejam os cientistas que os criaram, ou porque de apenas as feridas no pescoço transformarem.

Enfim, é um bom filme, uma boa adaptação, e só, vale a pena assistir, podemos considerar até como uma das (veja bem, uma das, não “a”) melhores adaptações de jogos para filmes.

Related Post

Veja teaser trailer de Resident Evil: Damnation Aproveitando o embalo dos fortes rumores de um novo jogo da série Resident Evil, desconsiderando os outros dois em desenvolvimento para o Nintendo 3DS...
PlayHard #2 Scott Pilgrim! O Filme, os quadrinhos ... Finalmente saiu o tão esperado (ou nem tanto) segundo episódio (que deveria ser o primeiro) do nosso PlayHard, série de vídeos bacaninhas onde faremos...
PlayHard – DOOM BFG Com Facecam Meus pequenos capirotos, mais um vídeo bem maroto pro nosso canal, e dessa vez um dos lançamentos da semana passada que não é bem um lançamento. Na ve...
Novo Doom anunciado, e não é o que estávamos esper... Teremos um novo Doom para PS3, Xbox 360 e PC, mas um "novo" e não NOVO mesmo.Na verdade trata-se de um Doom 3 melhorado, aquele mesmo jogo de 2004...

Venão

Gamer que começou com um Master System e passou por todas as gerações após isso. Podcaster, Youtuber e Web Developer.