Cooking Mama

Cooking Mama é um jogo focado no público infanto-juvenil feminino para a plataforma Nintendo DS.

Também há uma versão para Wii, mas esse artigo falará sobre a versão original.

Apesar de ser feito para o público feminino, cheio de personagens fofinhas, muitos homens acabam experimentando esse jogo por pura curiosidade e acabam gostando. O objetivo é seguir a receita passo a passo e entregar uma comida que será aprovada ou não.

O jogo é bem simples, o visual não é inovador. Os gráficos são desenhos 2D bonitinhos e redondinhos, tudo bem colorido. Os sons são bem “realistas”, você ouve a faca cortando, o óleo de cozinha ferver e fritar, e vários outros efeitos sonoros. A musiquinha é um tanto enjoativa, apesar de ser muito graciosa.  A personagem principal fala bem no estilo “japonesinha kawaii”  tentando falar em inglês.

A  personagem principal quer ser uma grande mestre cuca, e enquanto isso vai te ensinando a fazer pratos. Para fazer um prato a tarefa é dividida em partes: primeiro você faz uma tarefa, como quebrar todos os ovos, depois de concluída com êxito, você vai para a próxima tarefa e assim até terminar a receita. No final a “mama” experimenta sua obra-prima e te aprova, dando pontos e uma nova receita, ou te reprova com uma cara bem brava!

A dificuldade é conseguir, por exemplo, deixar um fritado douradinho, administrando o tempo para que a massa fique tempo suficiente no óleo, tomando cuidado para não queimá-lo. Você deve ficar alerta nessas fases em que muitas coisas devem ser feitas (cozinhar todos os ingredientes), sem falar que a maioria das tarefas tem um tempo muito pequeno, em segundos.

No jogo predomina-se a utilização da stylus, no entanto também pode ser usado o microfone, por exemplo, para soprar e diminuir a intensidade do fogo. Para cortar você deve tocar várias vezes na tela.

Em geral, é um jogo bem casual e até divertido. Algumas pessoas já tentaram fazer as receitas na vida real e não dá certo. Mesmo assim ao jogá-lo você aprende que o mundo da cozinha é bem mais complexo, divertido, e por que não, artístico do que você sempre achou.

Revisão: Rekioko

Related Post

Batman The Brave and Bold permitirá conexão entre ... Um recurso não muito explorado e com um potencial enorme tanto para a Nintendo, quanto para a Sony, uma conexão com seus portáteis para adicionar recu...
Dicas de Order of Ecclesia Andei por muitos fóruns enquanto jogava Order of Ecclesia e dificilmente as pessoas tinham suas dúvidas todas as suas dúvidas sanadas. Escrevi algum...
Gameplay de Sonic Colors em vídeo Foi liberado um vídeo mostrando um pouco do gameplay de um dos novos jogos do ouriço azul da Sega. No vídeo podemos ver um jogo bem similar ao Sonic ...
Pokemon Black/White 2 vem aí Quase um ano depois de chegar ao Nintendo DS, a Nintendo a nova safra de jogos dos monstros de bolso numa investida a la Capcom.Na real, um anunci...