// O corpo do texto deve ficar no lugar deste comentário. //
Conheça DayZ, mod grátis para Arma II | HardLevel

Recentemente fiz um post aqui falando sobre Arma II, um jogo que peguei em uma promoção na Steam, na primeira jogada, você acha que é um jogo tosco, e de certa forma ele é, mas tem diferenciais, vale a pena experimentar, é algo diferente de Battlefields e CoDs da vida, algo mais próximo de um conflito real, porém seus problemas técnicos acabam dando a ele uma cara de jogo de segunda categoria.

Mas para quem não curtiu o jogo inicialmente, pode acabar dando uma segunda chance depois de conhecer este mod.

Basicamente, ele pega tudo o que você viu em Arma II e expande, por incrível que pareça, chega a ser ainda mais realista que o original, só que adiciona zumbis no jogo. As mudanças são drásticas, no sistema de jogo, são adicionadas algumas condições físicas variáveis ao jogador, como frio, fome e sede, conforme você anda ou corre, você vai ficando com fome e sede, é preciso procurar alimentos e água potável no mapa para recuperar estes pontos, caso cheguem em um ponto crítico, literalmente no vermelho, seu personagem pode ter os movimentos debilitados e ficar mais vulnerável, morrendo facilmente.

Aqui dá pra ver os ícones que mostram as condições do jogador à direita

Se precisarmos escapar pelo mar e ficarmos muito tempo nadando, principalmente a noite, ficaremos com frio, fará com que o personagem trema, dificultando a mira, é preciso fazer uma fogueira para se aquecer novamente.

Existe também o sangramento, caso seja ferido, você irá sangrar, é preciso colocar uma bandagem para estancar, porém você só tem duas no inventário, será preciso tomar muito cuidado, quando o sangue zerar, já era.

Apocalipse Zumbi

Os zumbis também são um pouco diferentes de outros jogos, parecem um pouco com os de Left 4 Dead, eles são rápidos, correm e vão fazer de tudo para chegarem até você, mas tem alguns outros pontos que para quem conhece a série de TV ou quadrinhos The Walking Dead poderá curtir, os zumbis ficam vagando pelo mapa, podem aparecer em qualquer lugar, qualquer barulho deixará eles espertos, tem dois medidores na tela na esquerda, um ouvido e um olho, que representam respectivamente a quantidade de barulho que você está fazendo ao se movimentar e sua visibilidade, quanto mais alto esses medidores, maior será a facilidade de ser localizado. Uma vez que um zumbi te achar, ele irá correr até você sem parar.

Véi na boa, olha a quantidade de zumbi aí...

Infelizmente o mod muitos tem bugs, então quando um grupo de zumbis estiver na sua cola, não tem muito o que fazer, as vezes cair na água e sair nadando ajuda, na água eles são mais lentos e burros, mas em lugares em solo, na atual versão de testes (alpha), não adianta nem se trancar em uma casa, os zumbis simplesmente atravessam as paredes, basicamente é enfrentar eles na bala, ou morrer.

Mapa absurdamente grande

O jogo se passa em um mapa enorme de 255 km² de escala real, basicamente pegaram todas as áreas do jogo e colocaram juntas formando uma cidade enorme com alguns distritos, normalmente o jogador “nasce” na praia e precisa ir para estes distritos em busca de recursos. O mapa é enorme, muito, mesmo! Você ficara MUITO tempo andando para achar as coisas, é possível pegar carros, mas diferente do jogo original, não há nenhum em bom estado, é preciso concerta-los pegando peças no mapa, uma vez de carro, o jogo fica um pouco mais fácil, mas até lá, sobrevivência é tudo.

Normalmente, haverão vários jogadores no mesmo servidor, e eventualmente se encontrarão nos vários lugares do mapa, o interessante, é que os jogadores podem se matar para roubar itens, causando um clima dramático adicionando outra preocupação aos jogadores, vale a pena confiar em um jogador desconhecido? Outro jogador pode estar lá para ajudar ou simplesmente para te passar a perna, o que deixa o jogo muito mais divertido. Porém, quando um jogador mata outro, se torna um bandido, mudando a “skin” do personagem, pela cultura dos jogadores, ao verem um bandido, costumam mata-lo. O mapa é tão grande que nas partidas que fiz, tentei jogar com um amigo enquanto nos falávamos no Skype, só conseguimos nos encontrar uma vez.

Mod bem bugado

Como dito anteriormente, o mod se encontra em estágio alpha de desenvolvimento, ou seja, tem vários bugs, alguns comprometem muito as partidas, como bugs de colisão que podem matar o personagem, zumbis que atravessam paredes, a demora ridiculamente excessiva para entrar em um servidor (até a versão 1.60 podia levar até 15 minutos para começar a jogar depois de escolher um server, foi parcialmente corrigido na versão 1.6.0.1, mas ainda demora um pouco) e outras coisas que não são exatamente bugs, mas poderiam ser mudadas, com por exemplo o tempo no jogo em tempo real, quer dizer, se aqui no Brasil for noite na vida real, ao entrarmos no server será noite também, se jogarmos apenas de noite, jogaremos apenas em mapas a noite, o que é ruim e deixa o jogo muito mais difícil e um pouco chato, uma vez que jogar com o mapa de dia é um pouco mais fácil em relação à visibilidade.

Se você tiver paciência para encarar os bugs que podem ser corrigidos nas atualizações semanais, poderá se divertir bastante, vale a pena conferir, minha dica é ficar de olho nas promoções de final de semana no Steam e também na Amazon, as vezes aparece em promoção por cerca de 5 dólares, muito mais em conta, lembrando que o mod DayZ é grátis, mas você precisa comprar o Arma II e a expansão Operation Arrowhead, cada um deles por 19 dólares, sim, um preço um pouco salgado. Lembrando que o mod é apenas pra PC.

O que é bom:

Aumenta o realismo do jogo original;

Tensão em lidar não apenas com os zumbis, mas com os outros jogadores;

Mapa absurdamente grande, vai ter muita coisa pra fazer.

O que é ruim:

O mod ainda é muito bugado;

Podiam ter escolhido um jogo melhor pra fazer esse mod, Battlefield ou até Operation Flashpoint seriam melhores;

Passagem do tempo em tempo real, se você só jogar de noite, sempre verá mapas a noite, isso é extremamente frustrante;

Não vale a pena pagar 40 dólares num jogo só por causa de um mod.

 

Related Post

Author Venão
Published
Views 221

Relacionado

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Show Buttons
Hide Buttons